ATENÇÃO: as informações deste site não substituem a consulta ao médico.


© 2016 - Nucletec Brasil Ind e Com Ltda (saiba sobre nós)

Pipi-Stop é Marca Registrada pertencente à Nucletec Brasil Ind. e Com. Ltda.

Loja do Pipi-Stop

Enurese Noturna


A Enurese Noturna, conhecido por xixi na cama, é um problema que aflige milhares de crianças, adolescentes e até adultos no mundo inteiro. Ela afeta o desenvolvimento e a auto-estima do indivíduo assim como o relacionamento dentro e fora da família. São comuns os casos de violência contra a criança que sofre de Enurese Noturna. Uma grande parte das pessoas ainda acredita que a causa da enurese é a preguiça da criança.

Hoje em dia, porém, já se sabe que a Enurese Noturna pode ter diversas causas e a criança, na quase totalidade dos casos, não tem nenhuma culpa da ocorrência do xixi na cama. A pessoa que sofre de Enurese Noturna precisa é de ajuda.


A literatura indica que a maior parte dos casos de Enurese Noturna tem solução. Nas seções seguintes está um pequeno resumo sobre Enurese Noturna que pode ajudar a entender e lidar melhor com o assunto. Mais informações podem ser obtidas no nosso espaço de ARTIGOS e VÍDEOS.


A Enurese, por definição, é a incontinência urinária na ausência de causas orgânicas demonstráveis, em idade na qual se pode contar normalmente com o controle do esfíncter uretral; em geral é um transtorno do hábito. Enurese Noturna, é a micção involuntária à noite, durante o sono, na qual, normalmente, se espera existir ou existe a regulação normal da bexiga. (dicionário Médico Blakiston)

O médico é o profissional habilitado a verificar, caso a caso, se existem causas orgânicas demonstráveis. Na ausência destas causas, geralmente é transtorno do hábito.


A Enurese Noturna é a falta de controle sobre a micção durante o sono em crianças a partir dos quatro ou cinco anos de idade.


É Monossintomática e Primária se o único problema da criança é urinar durante o sono e essa falta de controle sempre a acompanhou.

Assim temos o entendimento do que seja Enurese Noturna Monossintomática Primária (ENMP).


As quatro principais características das pessoas que tem ENMP são:


  1. jamais tiveram controle normal sobre a micção durante o sono por um período maior que seis meses;
  2. apresentam falta de controle da micção apenas durante o sono;
  3. jamais apresentaram infecção no trato urinário ou sofreram acidentes que deixaram comprometida a função miccional;
  4. tem controle urinário normal enquanto acordadas.


Em outros casos, podem aparecer sintomas como perda de urina diurna, urgência miccional, dor ao urinar, dor de barriga, constipação.

Como tratar a Enurese Noturna.


A Enurese Noturna afeta toda a família, e a participação ativa dos pais ou responsáveis é indispensável para a solução do problema.


É importante atentar que a Enurese Noturna pode ser acompanhada de sintomas como dor, sangue na urina, entre outros, e pode indicar um problema grave. Por isso, quem sofre de Enurese deve ser examinada por um médico especialista. Ele é o único profissional capaz de determinar o tratamento certo para cada caso.


Existem vários tratamentos disponíveis para resolver o problema da Enurese Noturna, incluindo medicações que necessitam de um rigoroso acompanhamento médico.

Por outro lado, existem os tratamentos comportamentais utilizando o Alarme Urinário. Este tipo de abordagem busca a solução do problema da micção involuntária noturna através da educação pelo condicionamento comportamental.


Juntamente com o Alarme Urinário, o calendário das noites secas é um reforço positivo importante. Ele auxilia a manter a criança focada no tratamento e permite que se verifique quantitativamente o progresso dela rumo à cama seca.


A grande vantagem do condicionamento é a ausência de efeitos colaterais e eficácia, por isso, o tratamento com o Alarme Urinário é indicado para o uso infantil após os quatro ou cinco anos de idade completos. Até mesmo a situação de convívio com irmãos dentro do mesmo quarto pode ser estímulo a este tipo de tratamento. Benefícios deste alcançam todos os que convivem no mesmo ambiente, a começar pela perspectiva da eliminação do odor de urina até a melhora de relacionamento em geral.

O controle da bexiga pode ser aprendido!


A técnica do Condicionamento Comportamental baseia-se na experiência de Pavlov - cientista Russo que desenvolveu experiências de condicionamento no século passado.

Existem muitos exemplos de condicionamento no dia a dia, coisas que aprendemos e se tornam automáticas, como se equilibrar sobre uma bicicleta ou fazê-la parar diante de alguma situação de perigo. Da mesma forma, há muitos exemplos de reações condicionadas do organismo humano. Um exemplo simples é a ocorrência da salivação a aumento de produção de suco gástrico pela simples expectativa da ingestão de alimentos. Esta é uma reação natural a um estímulo externo. Há o reconhecimento olfativo e/ou visual que provoca esta reação. Assim como este exemplo, existem muitos outros que são aprendidos durante a vida e que nos ajudam a viver melhor.


No caso da Enurese Noturna, temos a questão do estímulo interno: o organismo necessita reconhecer os sinais fisiológicos da bexiga cheia durante o sono para fazer com que a pessoa acorde e, conscientemente, esvazie a bexiga em local adequado. Isto pode ser obtido pela técnica do Condicionamento Comportamental.


O Pipi-Stop acorda a pessoa no exato momento em que começa a micção involuntária, ou seja, o momento no qual a capacidade de armazenar a urina na bexiga foi excedida.  Pelo uso continuado, a pessoa é condicionada a acordar no momento que a bexiga está cheia, resolvendo o problema de Enurese Noturna.


Veja mais sobre este tipo de tratamento neste link.